Documentário: “The Man with the Halo”. Assista!

Dr. Gunter Sgarboza
27/08/2019

Estava vendo o documentário “The Man with the Halo”, no qual conta a história de um triatleta, recordista mundial que dois dias antes do campeonato Ironman Havaí, teve um acidente e quebrou a vértebra do pescoço. Triste, não é? Não! O filme mostra a rápida recuperação dele.

Ele colocou um halo ao redor da cabeça, para imobilizar o pescoço e consolidar a fratura. Segundo os médicos, este seria o tratamento com melhor chance de recuperação. O mais legal foi ver ele treinando na academia com este fixador externo (halo)! Isto me lembrou quando quebrei meu braço e também coloquei um fixador, assim como ele, fui para academia fazer bike, abdominais e treinar os membros inferiores.

No documentário, o médico estimou 45 dias para retirar o aparelho, mas com 30 dias o osso já apresentava consolidação e ele acabou removendo com antecedência! O mesmo aconteceu quando quebrei a tíbia, com 45 dias já estava treinando jiu-jitsu. o que geralmente leva 3 a 6 meses.
O ponto que quero chegar é que ao machucar uma parte do corpo você pode continuar treinando as outras! Isto é que chamo de REPOUSO ATIVO ou RECUPERAÇÃO ATIVA. Treinando as partes do corpo que não estão machucadas, você estimula a recuperação. Obviamente não dá para fazer esse trabalho sozinho, devemos ter orientação médica, fisioterápica e de um educador físico experiente! Mas que é possível voltar muito antes dos padrões normais da medicina tradicional e antiga, isso é!

Pense nisso antes de ficar parado!

[hfe_template id='1416']
Abrir Chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?