Olá, amigo esportista, ou não, vou falar hoje o que penso sobre remédios.
Eu sempre digo “tratar um problema é como ter um barco furado: não adianta tirar a água, o certo é tapar o buraco”. Tomar remédio é como tirar a água, tapar o buraco é mudar seus hábitos de vida.
Usar remédio ou até mesmo uma cirurgia, não vão fazer você emagrecer; aumentar, balancear e alongar sua musculatura; melhorar seus hábitos alimentares; dormir melhor e tudo mais no seu corpo e na sua vida. A maioria da resolução dos problemas passa por mudar os hábitos e a estrutura do seu corpo.
É claro que não sou contra remédios ou operações, mas sempre que os prescrevo ou as indico vem junto a explicação de que não existem fórmulas mágicas ou salvadoras, existem muitas outras coisas envolvidas para sarar. O remédio vai parar a dor por um tempo, ou seja, vai tratar a consequência, mas não a causa.
É muito difícil para mim explicar ao paciente porque não vou operá-lo, porque o perfil dele já mostra que a cirurgia não vai dar certo, e primeiro temos que tentar tratar sem operar. Isso, caro leitor, não sou eu quem inventou, são estudos que mostram que certos perfis de pessoas não devem ser operados, causando mais dolo do que benefícios.
A conversa mais comum no meu consultório:
– Doutor, eu fico o dia inteiro sentado, acho que é isto que faz eu ter tantas dores nas costas…
– Caro paciente, o problema não é o que você faz, mas sim o que você não faz!