Porque a meditação pode melhorar sua performance no esporte

Dr. Gunter Sgarboza
18/02/2020

Nos dias de hoje, ninguém quer apenas praticar um esporte, todos querem superar seus limites e, se possível, ser o melhor. Para isso, muitos começam a usar medicamentos (alguns ilícitos e outros com efeitos colaterais ruins), outros mudam radicalmente a alimentação ou iniciam um treinamento árduo demais. Porém, poucos percebem que o limite, muitas vezes, está em sua mente e podemos treiná-la.

Como fazer isso?

A meditação proporciona esse treinamento!

Qualquer grande atleta deve manter o foco. Um exemplo que sempre dou é luta, se o lutador não estiver totalmente focado no que está fazendo, provavelmente sobrará uma mão no rosto (ou um soco!). Não dá pra lutar pensando nas contas a pagar. É preciso ter o que chamamos de “atenção plena”, ou “mindfullness” que, na meditação, nos ensina a manter o foco, estar no momento presente.

Outro ponto seria o controle da respiração. Não o controle, na verdade, mas deixar ela fluir naturalmente. Quando começamos a meditar, uma das primeiras práticas é o foco na respiração e tentar deixá-la constante. No esporte, é inegável: que quem respira corretamente cansa menos.

Gosto da frase que meu Sensei de Aikido diz: “Colocar o movimento na respiração, não a respiração no movimento!”. Imagine os samurais no campo de batalha, lutando por horas, se eles não controlassem a respiração, cansariam nos primeiros minutos.

Podemos colocar a questão da boa respiração em qualquer esporte. Não dá para um maratonista respirar errado, até mesmo na musculação, se não respiramos corretamente, não estaremos aproveitando o exercício como um todo. Consequentemente, não obtemos o melhor rendimento ou, por vezes, podemos até nos machucar.

Mas como começar a meditação?

Existem vários livros, sugiro dois: Um coração sem medo, de Thupten Jinpa e Felicidade genuína: Meditação como o caminho para a realização, de Allan Wallace. Contudo, a forma mais fácil de iniciar a meditação, seria, primeiramente, encontrando um local adequado, com um professor experiente. Começar a meditar não é fácil, mas, após algum tempo de treino, a atividade se torna prazerosa e traz grandes benefícios para a prática esportiva, para sua saúde física e também para sua saúde mental.

[hfe_template id='1416']
Abrir Chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?