Olá, leitor, você realmente está sendo bem orientado pelo seu médico quanto a realizar exercícios? Por que muitos médicos tem medo de indicá-los? Na minha opinião existem alguns fatores, vamos conversar sobre eles.
Primeiro, médicos são como qualquer outra pessoa: uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2017, mostrou que apenas 38% da população realiza atividade física regularmente, ou seja, provavelmente poucos médicos estão fazendo exercício! Desta forma, não sentem o grande benefício que ele traz. Nesta mesma pesquisa, 20% dos entrevistados disseram não realizar atividade física por problemas médicos e só 10% começaram atividade física por indicação médica! Ler estudos que dizem que exercício traz benefícios é uma coisa, mas sentir na pele é outra!
Segundo, deve-se estudar a fundo o problema que a pessoa tem e também a dinâmica do esporte indicado, como já escrevi anteriormente. Obviamente não são todas as pessoas que conseguirão realizar certas atividades. Então, o médico deve ter muita atenção e cuidado individualizado com cada paciente. Isso requer tempo e paciência.
Muitas vezes tenho que escrever uma carta colocando o que pode, o que não pode, os ângulos a serem realizados, e também deixar uma abertura para ser questionado diretamente pelo fisioterapeuta ou pelo educador físico! Obviamente não sou dono da verdade e trocar opiniões e experiências é a melhor forma de aprender e beneficiar os meus pacientes.
Ou seja, meu amigo, isso dá trabalho e é preciso carinho, pois obviamente um exercício mal indicado (que é como qualquer outro tratamento ou medicação) poderá causar efeitos colaterais indesejáveis.
Por último, existe um conceito que aprendemos na faculdade que é a Medicina Holística. Um dos preceitos é tratar o paciente como um todo, não apenas a doença isoladamente. Temos que ter isto em mente, senão orientar o paciente a parar um exercício que ele gosta de fazer pode resolver o problema físico, mas também poderá causar depressão, obesidade, baixa autoestima, hipertensão, diabetes e outros tantos problemas que podem ser prevenidos com a atividade física.
Dr. Gunter Sgarboza
Ortopedia e Traumatologia do Esporte
Tel: (17) 3305-0035