Meditação, o verdadeiro exercício da mente

Dr. Gunter Sgarboza
08/03/2018

Olá, amigos!
De tempos em tempos fui acrescentando hábitos que considero saudáveis na minha rotina diária. Na minha juventude comecei a fazer exercícios, um pouco mais velho mudei minha alimentação, depois comecei a usar protetor solar diariamente e, por último, há alguns anos, comecei a meditar.

É sobre este último hábito que gostaria de conversar hoje.

Acho que qualquer pessoa minimamente informada já leu sobre o que é meditação e seus benefícios, mas o que sempre escuto quando digo que medito para amigos e pacientes é a seguinte frase: “Meditação não é para mim, sou muito agitado(a)!”.
Daí eu explico: aí é que a meditação serve pra você!
Muitas pessoas acreditam que meditar é não pensar em nada. Pode até ser, mas isto é um estágio muito, muito avançado. O que a meditação faz no começo é tentar “domar” a mente ou acalmá-la, utilizando alguns “truques” como, por exemplo, contar a respiração ou focar a visão em um objeto.

Outro objetivo da meditação seria manter a concentração ou o foco no que está se fazendo.
Minha impressão – e os mestres dizem isso – é que, quando nascemos, temos uma mente mais tranquila e, com o tempo, com os estímulos que recebemos, vamos tornando-a mais agitada. 
A meditação faz voltarmos a este estado de tranquilidade ou, como o Zen Budismo diz, alcançar nossa “face original”.

Para mim a meditação é o verdadeiro exercício da mente. Quanto mais praticamos, mais forte e mais lúcida ela fica.

É óbvio que começar a meditar sozinho é muito difícil. É como começar a realizar atividade física para o corpo, precisa de alguém orientando. Recomendo não cair na bobeira de comprar um livro ou ver um vídeo no YouTube. O ideal é ter uma orientação pessoalmente.Uma vez perguntaram ao Buda qual era a diferença do que ele ensinava para as outras práticas espirituais. Ele respondeu: “Não escutem apenas, testem. Se servir para vocês, então pratiquem!”

É o que posso dizer sobre a meditação: testem!!
Grande abraço!

Dr. Gunter Sgarboza
Ortopedia | Cirurgia do Joelho | Traumatologia do Esporte
Tel: (17) 3305-0035

[hfe_template id='1416']
Abrir Chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?