As principais lesões em corredores de rua

Dr. Gunter Sgarboza
23/08/2019

A corrida de rua é uma das formas de atividade física mais praticadas hoje em dia, e é inegável os benefícios que ela gera a saúde física e mental, por isso é cada vez mais frequente em meu consultório pacientes que optam pela corrida. Geralmente tem-se a ideia que basta colocar um tênis e sair correndo, na essência é isso, mas não é!

Um estudo realizado na Holanda* mostrou as principais lesões e os locais que ocorrem em corredores, dessa forma, mapeando as lesões podemos preveni-las e transformar a corrida em uma atividade prazerosa e cada vez mais benéfica!

Na minha experiência as mulheres apresentam, em sua maioria, dores no joelho, já em homens a queixa maior são na tíbia (canela) e pés.

Os maiores fatores de risco são: sobrepeso, alto nível de treinamento, idade avançada, lesões prévias, desbalanço muscular e pouca experiência.

Confira agora as lesões mais comuns em corredores:

A síndrome de dor femoropatelar: a lesão mais frequente entre corredores, é uma dor ao redor ou atrás da patela, durante a corrida, salto ou agachamento. Com uma boa avaliação clínica pode ser facilmente diagnosticada.

A tendinite aquileana: segunda mais frequente, caracteriza-se pela dor atrás do calcanhar, um ultrassom faz-se importante para graduação da lesão e previsão de retorno a corrida.

A síndrome da banda iliotibial: geralmente se caracteriza por uma dor na lateral do joelho, causada pelo encurtamento desta região (músculo vasto lateral).

A síndrome do estresse tibial medial (a canelite): está muito relacionada a overtraining, uso de ténis inapropriado e pés chatos.

Como já escrevi em outro artigo a dor é um sinal de que algo está errado, não devemos despreza-la. É sempre importante conversar com seu treinador ou procurar um médico que saiba diagnosticar, tratar e orientar seu retorno a corrida de forma segura e no tempo certo.

Lembrando também que existe um repouso ativo, ou seja, não precisa ficar parado totalmente, muitas vezes dá para fazer musculação, andar de bike e nadar, mantendo desta forma seu preparo físico para quando voltar para a corrida.

*fonte

[hfe_template id='1416']
Abrir Chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?