Conheça o Doutor Esportista, Gunter Sgarboza

Dr. Gunter Sgarboza
07/09/2019

Olá, leitor, gostaria de me apresentar. Sou o Gunter Sgarboza e acho engraçado quando as pessoas perguntam o que faço, porque a resposta poderá deixá-las um pouco confusas: sou artista marcial, professor de jiu-jitsu, músico, nadador, pai, marido, motociclista, surfista… e sou médico! Acho que deveria ter dito isso primeiro, mas a verdade é que não me sinto mais médico do que lutador ou professor, ou qualquer outra coisa. Aliás, agora, estou me aventurando como escritor! Faço um pouco de várias coisas e isso me permite relacionar medicina e esporte!

Costumo dizer que o esporte é o remédio para 50% das doenças e, para a outra metade, é a prevenção! Sim, gosto muito de lutar, por isso escrevo tanto sobre atividade física e seus benefícios à saúde.

Sou ortopedista e tive uma boa formação – já estudei aqui e fora do país – e me considero bom no que faço. Mas também já conquistei os maiores campeonatos de jiu-jitsu da minha categoria (preta-master) aqui e fora do país. Muitos podem questionar: dá pra ser médico e artista marcial? Eu nunca tive dúvida que sim!
Certa vez, lendo um livro – O caminho do guerreiro – escrito por dois jornalistas ingleses, Howard Reid e Michael Croucher, descobri que eles fizeram um documentário para BBC sobre artes marciais no Oriente e notaram que a maioria dos grandes mestres naqueles países também eram médicos. Então, vejamos por este ponto de vista: tanto o médico quanto o lutador precisam entender de anatomia, pontos vitais e como funciona o corpo. Esses conhecimentos são muito importantes para ambos, trazendo certa afinidade para o preparo necessário para as duas atividades, e é perfeitamente possível fazer as duas coisas. E mais, uma completa a outra!

A arte marcial, que pratico desde os 5 anos, sempre me ajudou na vida e na medicina. Ela me ensinou a ter foco, autocontrole, perseverança, a levantar após uma queda e a não ter medo de novos desafios, como este de escrever.
Gosto sempre de dar meu exemplo, pois muitos consideram que não dá pra ser bom em várias coisas ao mesmo tempo. Eu não concordo. Acho que o segredo é ser genuíno, fazer o que gosta, não dar muita bola para o que os outros vão falar e manter o foco quando se está fazendo algo!

Vamos conversando. Tentarei sempre trazer temas que possam melhorar a saúde por meio do esporte! Se quiser dar sugestões sobre temas ou fazer perguntas estou à disposição!

Grande abraço! Oss…

Gunter Sgarboza

[hfe_template id='1416']
Abrir Chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?